top of page

ESTUDOS SOBRE O SOLO

Solo.jpg

O conhecimento das características do solo é fundamental para a viabilidade de projetos, licenciamentos, aumento de produtividade agrícola, assim como desenvolver empreendimentos mais seguros e rentáveis. São necessárias informações sobre o solo para a agricultura, construção civil, recuperação de áreas degradadas, segurança de barramentos, prevenção de deslizamentos, entre outras atividades.

Estudos de Erosão

18.jpg

A erosão é um processo de remoção e desagregação de sedimentos da superfície do solo. É um procedimento natural, porém a ação humana contribui para sua intensificação. Existem diferentes agentes para a ocorrência de processos erosivos, sendo o principal deles a água, que carrega material do solo e pode provocar diversos problemas, como perda de solos férteis, desmoronamento de encostas, assoreamento acelerado de rios e reservatórios, dificuldade no tratamento da água, entre outros. Diferentes métodos e práticas conservacionistas podem ser aplicados para controle e monitoramento de erosão visando a redução de desastres, impactos ambientais e prejuízos na agricultura.

Sistemas de irrigação

11.jpg

Em locais com baixa disponibilidade hídrica ou má distribuição de chuvas, é essencial que as lavouras contem com sistemas de irrigação que possam suprir as necessidades hídricas dos cultivos. A HidroLógica realiza projetos de irrigação por aspersão, sulcos, inundação e gotejamento, observando sempre as características locais, a cultura plantada e as necessidades do agricultor.

Ensaios de Infiltração

15.jpg

Ensaios de infiltração são realizados com a finalidade de se obter o coeficiente de permeabilidade do solo, que é a propriedade que o solo tem de permitir o escoamento de água através dele. O conhecimento sobre a infiltração do solo é de extrema importância para diversos problemas de engenharia, como: construção de barragens, fossas sépticas, filtros anaeróbios, sumidouros, valas de infiltração, obras de drenagem, obras de rebaixamento de nível d’água, implantação de aterros e cemitérios, sistemas de irrigação e recalques. O processo de infiltração de água no solo também afeta diretamente o escoamento superficial, que é um dos maiores fatores responsáveis por processos erosivos e inundações. 

Análise de Assoreamento

16.jpg

Assoreamento é o acúmulo de sedimentos por deposição de terra. É um efeito com causas naturais, mas que pode ser intensificado pela ação humana. Esses depósitos são comuns de acontecer em calhas de rios e em reservatórios de barragens, causando diversas consequências. Em rios, o assoreamento pode afetar a navegabilidade; prejudicar espécies que fazem fotossíntese, diminuindo a concentração de oxigênio na água; desequilibrar ecossistemas aquáticos; provocar inundações; deslocar a calha do rio, entre outros. Em reservatórios, o assoreamento é responsável por diminuir o volume útil; bloquear ou obstruir tubulações e tomadas d’água;  danificar estruturas, turbinas e máquinas. A análise de assoreamento envolve medição de fluxo de sedimentos, levantamentos topobatimétricos e estimativa de tempo de assoreamento, buscando um controle preventivo, no caso de projetos de viabilidade e de monitoramento no caso de fase de operação.

Aporte de Sedimentos

17.jpg

O aporte de sedimentos pode ser definido como a quantidade de sedimentos que chega até um curso d’água. Esses sedimentos geralmente chegam até os rios transportados por processos erosivos na bacia hidrográfica. A análise do aporte de sedimentos é essencial para prevenir o aumento da turbidez provocada por sedimentos finos em suspensão que em quantidade excessiva geram impactos aos usos múltiplos do recurso hídrico (abastecimento público, recreação, uso industrial e infraestruturas). Além disso são estudos relevantes para obras de dragagem de rios, com finalidade de evitar transbordamento; obras de hidrovias e extração de areia, pois a partir desse estudo é possível identificar a frequência que a dragagem deve ser feita e a quantidade de sedimento que pode ser removido para evitar desequilíbrios no ambiente aquático.

Perigo de Escorregamento

14.jpg

Áreas com perigo de escorregamento são aquelas que possuem uma ou mais condições com potencial para causar danos  às pessoas, à propriedade, ao meio ambiente ou a combinação desses. Os escorregamentos ocorrem por meio de movimentos de massa que, muitas vezes são deflagrados pela ação da chuva em encostas desmatadas. Outros fatores também influenciam na ocorrência desses eventos, como a profundidade do solo, capacidade de infiltração e coesão do solo e a declividade da encosta. O mapeamento dessas áreas auxilia na tomada de decisões por órgãos públicos e ajuda a evitar perdas materiais e principalmente humanas.

FALE CONOSCO

Vamos adorar conversar com você!

ENDEREÇO:

Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) - UFRGS
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Partenon
Porto Alegre - RS/Brasil

CONTATOS:

69-removebg-preview.png
70-removebg-preview.png
Fotos_Site-removebg-preview.png

Todos os direitos reservados - HidroLógica
Copyright © 2021

bottom of page