top of page

ESTUDOS HIDROLÓGICOS

6.jpg

A compreensão detalhada dos processos físicos do ciclo da água permite a adequada gestão dos recursos hídricos e mitigação de impactos gerados por desastres hidrológicos. Além disso, o bom entendimento desses processos se torna importante para geração de energia, preservação do meio ambiente, abastecimento público, bem estar social, agricultura irrigada e construções de obras hidráulicas.

Modelagem Hidrológica

28.jpg

Uma ferramenta muito utilizada em projetos de engenharia, ligados a recursos hídricos, são os modelos de simulação hidrológica, que possibilitam simular e prever fluxos d’água em uma bacia hidrográfica, através de um conjunto de equações físicas e matemáticas. A bacia hidrográfica é o típico objeto de estudo desses modelos e dependendo da utilidade de seus resultados pode ser integrado com outros modelos para melhor representatividade, por exemplo a modelagem hidrológica, visando a previsão de vazões pode ser integrada com uma modelagem meteorológica.

Outorga de Recursos Hídricos Superficiais

29.jpg

Para que se possa retirar determinada quantidade de água de um rio, lago ou até mesmo do subsolo, é necessário solicitar uma autorização ao Poder Público. Essa autorização é chamada de outorga de direito do uso e tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos diversos usos da água e uma determinada bacia hidrográfica, bem como garantir o direitos de acesso aos recursos hídricos para todos. A outorga de direito de uso é um ato administrativo, de autorização ou concessão, mediante o qual o Poder Público faculta ao outorgado fazer uso da água por determinado tempo, finalidade e condição expressa no respectivo ato.

Relatório Anual de Estações da ANA

30.jpg

A Resolução Conjunta ANA ANEEL nº 03, de 10 de agosto de 2010, publicada em 20 de outubro de 2010, estabelece as condições e os procedimentos a serem observados pelos concessionários e autorizados de geração de energia hidrelétrica para a instalação, operação e manutenção de estações hidrométricas. Ao fim de cada ano é necessário um relatório descrevendo todos os serviços de campo ao longo do exercício de determinado ano, bem como todos os procedimentos adotados na Consistência dos Dados Fluviométricos e Pluviométricos.

Análise de Vazões de Referência

31.jpg

As vazões de referência representam um valor limite na utilização dos recursos hídricos de cada região, elas são comumente definidas no processo de outorga e buscam representar o valor mínimo para manutenção ambiental do corpo hídrico. No Brasil existem diversos valores de vazão de referência, cada estado tem adotado critérios particulares, mas em geral a definição depende das condições, das fontes de contaminações e dos usos d’água já existentes em um determinado trecho de rio.

Análise de Vazões Máximas

32.jpg

A vazão máxima em um rio está associada a altos tempos de retorno, ou seja, eventos de chuva extremos que têm baixa probabilidade de ocorrência, mas que representam volumes de água muito grandes, sendo comumente utilizada em projetos de engenharia que visam: prever enchentes, dimensionamento de obras hidráulicas de drenagem urbana ou irrigação, controle e atenuação de cheias em uma determinada área e diversos estudos que procuram representar um evento extremo.

Consistência de Dados Hidrológicos

33.jpg

A medição de variáveis hidrológicas tem como principal objetivo entender o comportamento ao longo do tempo daquele fenômeno. Muitas vezes nesse processo ocorre a existência de períodos sem informações ou com falhas e erros associados às medições. É de extrema importância que os dados coletados sejam submetidos a uma série de análises antes de serem utilizados. Essas análises permitem uma maior confiabilidade no uso dessas informações.

Mapeamento de Nascentes

34.jpg

A definição de nascente se dá pelo “afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água”. A sua identificação antes  da construção de empreendimentos, visando preservar a região onde se encontram, se dá necessário pois são pontos importantes para a manutenção dos recursos hídricos. Além disso são consideradas áreas de preservação permanente (APPs), instituídas pelo Código Florestal (Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012).

Regionalização de vazões

35.jpg

A regionalização de vazões permite obter as informações hidrológicas em locais sem dados ou com poucos dados observados. É baseada no princípio de similaridade espacial, permitindo assim a transferência de informações de um local para outro dentro de uma área com comportamento hidrológico semelhante.

Elaboração de Curva-Chave

36.jpg

A curva-chave representa uma relação matemática entre o nível e vazão de um rio. Após estabelecer a curva chave pode-se estimar a vazão apenas com um o valor do nível em que o rio se encontra, o que torna extremamente mais simples o processo. Com base nesta curva chave pode-se obter uma série de vazões que influenciam em muitos projetos e estudos pela qualidade destes dados.

Balanço Hídrico

37.jpg

O balanço hídrico é, por definição, a quantidade de água que entra e sai de uma porção de solo em determinado tempo, representando o equilíbrio matematicamente entre os processos hidrológicos de chuva, evapotranspiração, escoamento superficial e retiradas d’água para uso antrópico. Este tipo de estudo é importante para auxiliar no planejamento agrícola, na tomada de decisão do setor energético, para o abastecimento de água e para entender a dinâmica de determinada bacia hidrográfica.

Plano de Manejo de Recursos Hídricos

38.jpg

O plano de manejo  de recursos hídricos é um documento que estabelece um conjunto de normas, objetivos, ações de gestão de curto, médio e longo prazo, assim como projetos e obras que buscam solucionar os problemas existentes e prevenir problemas futuros relacionados à água, como por exemplo conflitos pelo uso da água, inundações urbanas e falta de água para abastecimento público. Um planejamento consciente que concilie os múltiplos interesses e necessidades da sociedade com a melhor gestão para os recursos hídricos.

FALE CONOSCO

Vamos adorar conversar com você!

ENDEREÇO:

Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) - UFRGS
Av. Bento Gonçalves, 9500 - Partenon
Porto Alegre - RS/Brasil

CONTATOS:

69-removebg-preview.png
70-removebg-preview.png
Fotos_Site-removebg-preview.png

Todos os direitos reservados - HidroLógica
Copyright © 2021

bottom of page